Geral

Síndrome do Túnel do Carpo

/ / Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do tunel do carpo (STC) é uma condição clínica resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo.

A STC é a mais frequente síndrome compressiva de nervos periféricos. Estudos transversais têm demonstradoprevalência de 9,2% nas mulheres e 0,6% nos homens, com pico de incidência entre 50 e 59 anos 3.Os sinais e sintomas clínicos mais comuns da STC são: dor, hipoestesia e parestesia (formigamento) nas mãos no território de sensibilidade do nervo mediano (particularmente no polegar, dedo indicador e médio e face radial do dedo anular), com piora noturna dos sintomas.

Caracteristicamente, os sintomas de parestesia (formigamento) e dor noturna das mãos, acordam o paciente durante o sono e podem ser confundidos com sintomas causados por causas cardiológicas.

A dor pode ter irradiação proximal para o braço e ombro. O paciente pode referir diminuição de força de preensão da mão, em estágios mais avançados, pode-se observar hipotrofia da musculatura da mão.Como hipóteses de sua etiologia estão o espessamento do tecido sinovial ou a compressão por outras estruturas no túneldo carpo, levando ao aumento continuado da pressão dentro deste túnel e que aumenta com posição de flexão ou extensão do punho. Tratamento:As perguntas mais frequentes quanto ao tratamento são as seguintes:

1. O TRATAMENTO CIRÚRGICO DA STC É MAIS EFETIVO QUE  TRATAMENTO CONSERVADOR?

 – O tratamento cirúrgico (cirurgia aberta) proporciona melhores resultados, quando comparados aos pacientes tratados conservadoramente (imobilização do punho com tala) por seis semanas.

2.  O USO DA TALA PARA IMOBILIZAÇÃO DO  PUNHO É EFICAZ PARA O TRATAMENTO DA STC? 

–  O uso da tala noturna proporciona melhora dos sintomas da STC e da função da mão. 

3.  O USO DE ULTRASSOM (US) TERAPÊUTICO, LASER ACUPUNTURA OU YOGA É EFICAZ PARA O TRATAMENTO DA STC?

 – Na STC, o uso de US por sete semanas proporciona melhora global dos sintomas, em seis meses de seguimento. O uso de laser e acupuntura não conferem melhora aos sintomas.

 4.  O USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS, DIURÉTICOS, VITAMINA B6 E CORTICOSTEROIDES É EFETIVO PARA O TRATAMENTO DA STC?

 – O uso de diuréticos, AINH e vitamina B6 não produz benefício aos pacientes com STC durante curto tempo de tratamento.  O uso de corticoides orais por duas semanas produz melhora dos sintomas e funcional da mão.

5. A INJEÇÃO LOCAL DE CORTICOSTEROIDE É EFICAZ PARA O TRATAMENTO STC?

 –  A injeção local de corticosteroide de curta duração na STC melhora os sintomas. O uso de repetidas injeções não acrescenta benefício em relação a uma única aplicação.

6.  QUAL É A MELHOR TÉCNICA DE TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA A STC?

–  A opção da técnica a ser utilizada para o tratamento da STC deve embasar-se na experiência do cirurgião e nas expectativas de cada paciente, pois a evidência atual demonstra não haver superioridade de uma técnica específica.

7.  QUAL É O PROGNÓSTICO DOS PACIENTES COM STC TRATADOS CIRURGICAMENTE?

 – Na maioria dos pacientes com STC, o resultado do tratamento cirúrgico aberto é bastante satisfatório, com melhora clínica significativa com um ano de seguimento, em cerca de 70% a 90% dos pacientes operados.

Leia mais… 

http://diretrizes.amb.org.br/ans/sindrome_do_tunel_do_carpo-tratamento.pdf

Artigos semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *