Geral

Artrose do Joelho

/ / Artrose do Joelho

A artrite é a inflamação de uma ou mais das suas articulações. Dor, inchaço e rigidez são os principais sintomas da artrite. Qualquer articulação do corpo pode ser afectada pela doença, mas é particularmente comum no joelho e quadril.

Artrite do joelho pode torná-lo difícil de fazer muitas atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas. É uma das principais causas de perda de tempo de trabalho e uma deficiência grave para muitas pessoas.

Os tipos mais comuns de artrite são a osteoartrite e artrite reumatóide, mas existem mais de 100 formas diferentes. A artrite é principalmente uma doença do adulto, algumas formas afetam as crianças.
Embora não haja cura para a artrite, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar a dor e manter as pessoas ficar ativo.

Anatomia

artrose-do-joelho-img1-9714202

Anatomia normal do joelho.

O joelho é a maior e mais forte articulação em seu corpo. É feito acima da extremidade inferior do fémur ,a extremidade superior da tíbia (tíbia), e a patela (rótula do joelho). As extremidades dos três ossos onde eles tocam são cobertas com cartilagem articular, uma substância lisa, escorregadia, que protege e amortece os ossos como você dobrar e esticar o joelho.

Duas peças em forma de cunha de cartilagem do menisco chamados ato como “amortecedores” entre o fêmur ea tíbia. Eles são resistentes e de borracha para ajudar a amortecer a articulação e mantê-lo estável.
A articulação do joelho está rodeado por um fino revestimento chamado de membrana sinovial. Esta membrana que liberta um fluido lubrifica a cartilagem e reduz o atrito.

Descrição

Os principais tipos de artrite que afectam o joelho são a osteoartrite, a artrite reumatóide e artrite pós-traumático.

Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite no joelho. É um “desgaste-e-rasga” tipo degenerativo de artrite que ocorre mais freqüentemente em pessoas com 50 anos de idade e mais velhos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens também.

Na osteoartrite, a cartilagem na articulação do joelho gradualmente se desgasta. Como a cartilagem se desgasta, torna-se desgastado e áspera, eo espaço de protecção entre os ossos diminui. Isto pode resultar no osso esfregando sobre o osso, e produzem osso esporas dolorosa.

Osteoartrite se desenvolve lentamente ea dor faz com que piora com o tempo.

artrose-do-joelho-img2-1978459

(Esquerda) espaço articular normal entre o fêmur ea tíbia. (Direito) Diminuição do espaço articular devido a cartilagem danificada e osteófitos.

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença crónica que ataca várias articulações em todo o corpo, incluindo a articulação do joelho. É simétrico, o que significa que geralmente afectam a mesma articulação em ambos os lados do corpo.

Na artrite reumatóide a membrana sinovial, que cobre a articulação do joelho começa a inchar, Isto resulta em dor e rigidez no joelho.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune. Isto significa que o sistema imunitário ataca os seus próprios tecidos. O sistema imunológico danos tecido normal (como cartilagem e ligamentos) e suaviza o osso.

Artrite Pós-Traumático

Artrite pós-traumática é forma de artrite que se desenvolve após uma lesão no joelho. Por exemplo, um osso fraturado  podem danificar a superfície da junta e conduzir a artrite anos após a lesão. Lesões meniscais e lesões ligamentares pode causar instabilidade e desgaste adicional sobre a articulação do joelho, que ao longo do tempo pode resultar em artrite.

Sintomas

A articulação do joelho afectadas pela artrite podem ser dolorosas e inflamadas. De um modo geral, a dor desenvolve-se gradualmente ao longo do tempo, embora o início súbito também é possível. Há outros sintomas, bem como:

• A articulação pode tornar-se duro e inchado, tornando-o difícil de dobrar e estender o joelho.
  • Dor e inchaço pode ser pior na parte da manhã, ou depois de sentar-se ou descansando.
  • Atividade vigorosa pode causar dor a incendiar-se.
  • Fragmentos soltos de cartilagem e outro tecido pode interferir com o movimento suave das articulações. O joelho pode “travar” durante o movimento. Pode ranger, clique, encaixe ou fazer um barulho incomodativo (crepitação).
  • A dor pode causar uma sensação de fraqueza ou flambagem no joelho.

Exame médico

O seu médico irá conversar com você sobre os seus sintomas  história médica, realizar um exame físico e, possivelmente, pedir exames de diagnóstico, como raios X ou exames de sangue.

Exame físico

Durante o exame físico, o médico vai olhar para:

• Inchaço das articulações, calor e vermelhidão
  • Amplitude de movimento (auto-dirigida) passivo (assistida) e ativo
  • Instabilidade da articulação
  • Crepitação (a sensação de atrito dentro da articulação), com movimento
  • Dor quando o peso é colocado sobre o joelho
  • Problemas com a sua marcha (o jeito que você anda

Testes da imagem latente

• Raios-X. Estes exames de imagem criar imagens detalhadas de estruturas densas, como o osso. Eles podem ajudar a distinguir entre várias formas de artrite. Os raios X de um joelho artrítico pode apresentar um estreitamento do espaço da articulação, alterações no osso e a formação de osteófitos (osteófitos).
  • Outros testes. Ocasionalmente, uma ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ou uma varredura do osso pode ser necessária para determinar o estado das estruturas ósseas e tecidos moles do seu joelho.
artrose-do-joelho-img3-3639597

(Esquerda) A este raio-X de um joelho normal, o espaço entre os ossos cartilagem saudável indica (setas). (Direito) Este raio-x de um joelho artrítico mostra grave perda de espaço articular.

Testes laboratoriais

O seu médico pode também recomendar exames de sangue para determinar qual tipo de artrite que você tem. Com alguns tipos de artrite, incluindo artrite reumatóide, exames de sangue vai ajudar com um diagnóstico adequado.

Tratamento

Não há cura para a artrite, mas há uma série de tratamentos que podem ajudar a aliviar a dor e incapacidade que pode causar.

Tratamento  Não Cirurgico

Tal como acontece com outras condições artríticas, o tratamento inicial de artrite do joelho é não cirúrgico. O seu médico pode recomendar uma variedade de opções de tratamento.

Modificações de estilo de vida. Algumas mudanças em sua vida diária pode proteger o seu joelho e retardar o progresso da artrite.

• Minimizar atividades que agravam a condição, como subir escadas.
  • Mudar de atividades de alto impacto (como corrida ou tênis) para diminuir atividades de impacto (como a natação ou andar de bicicleta) irá colocar menos estresse em seu joelho.
  • Perder peso pode reduzir o estresse sobre a articulação do joelho, resultando em menos dor e aumento da função.

A fisioterapia. Exercícios específicos podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, bem como ajudar a fortalecer os músculos em sua perna. O seu médico ou um fisioterapeuta pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios individualizado que atenda às suas necessidades e estilo de vida.

Dispositivos de assistência. Usando dispositivos, como uma bengala, vestindo sapatos ou inserções de absorção de choque, ou vestindo uma cinta ou joelheira pode ser útil. Uma cinta auxilia com a estabilidade e função, e pode ser especialmente útil se a artrite está centrada num dos lados do joelho. Existem dois tipos de chaves que são frequentemente utilizados para a artrite do joelho: uma “descarga” turnos cinta peso fora da porção afetada do joelho, enquanto uma cinta de “apoio” ajuda a suportar a carga inteira joelho.

Outros remédios. Aplicação de calor ou gelo, usando pomadas ou cremes para aliviar a dor, ou vestindo ligaduras elásticas para fornecer suporte para o joelho pode fornecer algum alívio da dor.
Medicamentos. Vários tipos de drogas são úteis no tratamento da artrite do joelho. Porque as pessoas respondem de forma diferente aos medicamentos, o seu médico irá trabalhar em estreita colaboração com você para determinar os medicamentos e dosagens que são seguros e eficazes para você.

• Viscosuplementação envolve a injeção de substâncias no conjunto para melhorar a qualidade do líquido articular.
  • A glucosamina e sulfato de condroitina, substâncias que ocorrem naturalmente em cartilagem articular, podem ser tomadas como suplementos dietéticos. Embora os relatórios indicam que o paciente estes suplementos podem aliviar a dor, não há nenhuma evidência para apoiar a utilização de sulfato de glucosamina e condroitina para diminuir ou inverter a progressão da artrite.

Tratamento Cirúrgico

O seu médico pode recomendar a cirurgia se sua dor de artrite faz com deficiência e não é aliviada com tratamento não cirúrgico. Tal como acontece com todas as cirurgias, existem alguns riscos e possíveis complicações com procedimentos diferentes do joelho. O seu médico irá discutir as possíveis complicações com você antes de sua operação.

Artroscopia. Durante a artroscopia, os médicos utilizam pequenas incisões e instrumentos finos para diagnosticar e tratar problemas comuns.

A cirurgia artroscópica não é muitas vezes utilizado para tratar a artrite do joelho. Nos casos em que a osteoartrite é acompanhado por um rasgo meniscal degenerativa, cirurgia artroscópica pode ser recomendado para tratar o rompimento do menisco.

Cartilagem enxertia. Normal, tecido de cartilagem saudável pode ser feita a partir de uma outra parte do joelho ou a partir de um banco de tecidos para encher um furo na cartilagem articular. Este procedimento é normalmente considerada apenas para os pacientes mais jovens que têm pequenas áreas.

Osteotomia. Em uma osteotomia do joelho, ou a tíbia (tíbia) ou fêmur (osso da coxa) é cortado e, em seguida, remodelado para aliviar a pressão sobre a articulação do joelho. Joelho osteotomia é usado quando você tem em estágio inicial osteoartrite que danificou apenas um lado da articulação do joelho. Deslocando seu peso fora do lado danificada da articulação, uma osteotomia pode aliviar a dor e melhorar significativamente a função em seu joelho artrítico.

A substituição total ou parcial do joelho (artroplastia). O seu médico irá remover a cartilagem danificada e osso, e em seguida, posicione new metal ou superfícies plásticas conjuntos para restaurar a função do seu joelho.

artrose-do-joelho-img4-7951355

(Esquerda) A substituição parcial do joelho é uma opção quando o dano é limitado a apenas uma parte do joelho. (Direito) A substituição total do joelho.

Recuperação

Depois de qualquer tipo de cirurgia para a artrite do joelho, existe um período de recuperação. O tempo de recuperação e reabilitação depende do tipo de cirurgia realizada.

O seu médico pode recomendar a terapia física para ajudá-lo a recuperar a força em seu joelho e para restaurar a amplitude de movimento. Dependendo do seu procedimento, você pode precisar usar uma cinta de joelho, ou usar muletas ou bengala por um tempo.

Na maioria dos casos, a cirurgia alivia a dor e faz com que seja possível a realização de atividades diárias com mais facilidade.

Artigos semelhantes