Cirurgia de Mão e Punho
As mãos estão envolvidas na maioria das atividades desempenhadas pelo ser humano, sendo um de seus principais instrumentos de trabalho.
As mãos estão envolvidas na maioria das atividades desempenhadas pelo ser humano, sendo um de seus principais instrumentos de trabalho. Perdê-la significa a interrupção de sua força profissional em uma faixa etária produtiva, além de um enorme trauma psicológico e físico, somado à uma perda econômica para empresa, governo e trabalhador.
Além das lesões por acidentes de trabalho, as lesões advindas de práticas de esportes, por acidentes de trânsito, e fraturas secundárias a osteoporose tem aumentado significativamente nas últimas décadas.
Além do trauma físico, outro problema a ser pensado é o custo desse tipo de acidente. A maior incidência dos acidentes e traumas da mão atinge a população economicamente ativa e o afastamento dessas pessoas de suas respectivas atividades, provoca um sério impacto econômico-social.
Em muitas situações as lesões são complexas e acometem tendões, nervos e vasos o que determina a necessidade de cirurgia para reparação de múltiplos tecidos de forma simultânea, e em algumas situações como nas amputações, em caráter de extrema urgência.
A qualidade do primeiro atendimento a estes traumas é de extrema importância, pois é dele que depende o prognóstico do paciente. Um atendimento mal conduzido ou indevidamente postergado, pode ser até mais danoso que o trauma inicial, gerando seqüelas graves e, muitas vezes, incapacidade funcional permanente.
Assim, a melhor forma de minimizar as consequências destas lesões é proporcionar a estes pacientes um atendimento inicial adequado, disponibilizando um serviço para atendimento destes eventos traumáticos, com médicos especialistas em Cirurgia da Mão, o que é essencial nos hospitais de referência ao atendimento de traumas.
Na clinica CEPORT dispomos de especialista em Cirurgia da Mão com esquipe capacitada para cirurgias eletivas como da Sindrome do Tunel do Carpo, fraturas do rádio distal e do escafoide, e também para cirurgias complexas como microcirurgias para correção de lesões dos nervos, malformações congênitas, perdas cutâneas e amputações.